domingo, 15 de abril de 2012

Que Sonho tem Sonhado para sua Vida?

stock photo : Stairway to the sky

(comece seu sonho subindo o primeiro degrau, esse primeiro degrau é ter Deus em seu coração e amar a Deus acima de todas as coisas, (Deuteronômio 6: 5) e ter amor pelas pessoas, e ser justo com Deus e com as pessoas).

O povo de Israel, sonhava em ter um rei, para governar sobre ele e o sonho que não era o sonho de Deus, acabou em derrota do povo de Israel.

O estado de ânimo da maioria dos Israelitas é de grande expectativa. Os anciões da nação, fortemente apoiados pelo povo, tinham vindo a Samuel para exigir um rei que os governasse, como em todas as nações ao seu redor. Samuel não se agrada. Ele sente que isto não foi movido por fé e obediência a Deus, e Deus confirma suas suspeitas enquanto o conforta da afronta feita pela exigência dos anciões. Como no passado, os Israelitas ainda se voltam para os ídolos. O povo não está rejeitando Samuel como juiz; eles estão rejeitando a Deus como seu rei. A despeito de seu pecado em pedir um rei, (Deus instrui Samuel a avisar o povo sobre os altos custos de um rei, informando-os a seguir que eles realmente terão um rei).

(1 Samuel 8:22). Diz assim o Senhor: Então, o SENHOR disse a Samuel: Atende à sua voz e estabelece-lhe um rei. Samuel disse aos filhos de Israel: Volte cada um para sua cidade.

Saúl é apresentado ao povo como Rei , o homem mais imponente de todo o Israel, o povo jubilou, dizendo: "Viva o rei!" Ele, então, voltou para sua casa em Gibeá, acompanhado por uma espécie de guarda-costas, "aqueles cujo coração Deus tocara". (1Samuel 10:17-27).


O reinado de Saúl, contudo, continuou a ser uma quase constante guerra contra os inimigos à sua volta (1Samuel 14:47,48), saindo sempre vitorioso. A guerra contra os amalequitas é a única que está registada (1Sm 15). Estes inimigos antigos (Exodo 17:8; Numero 14:43-45) de Israel ocupavam o território a sul e a sudoeste da Palestina. Samuel convocou Saúl para que este banisse da terra este cruel e implacável inimigo de Israel, tal como Deus determinara (Deuteronômio 25:17-19). A taça da sua iniquidade estava cheia. Esta ordem era "o teste às suas qualificações morais para poder continuar a ser rei". Saúl propôs-se a executar a ordem divina; e juntando o povo, marchou desde Telaim (1Samuel 15:4) contra os amalequitas, que ele feriu "desde Havilá até chegar a Sur", destruindo completamente "todo o povo ao fio da espada", i.e., todos os que caíram nas suas mãos. Ele foi, contudo, considerado culpado de rebelião e desobediência, ao poupar Agague, o rei amalequita e ao se mostrar conivente com os seus soldados, que pouparam o melhor das ovelhas e das vacas; e Samuel, seguindo Saúl até Gilgal, no Vale do Jordão, disse-lhe: "Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, Ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei" (1Samuel 15:23). O reino foi retirado a Saúl e dado a outro, a Davi, a quem o Senhor escolhera como sucessor de Saúl e a quem Samuel ungiu (1Samuel 16:1-13). A partir desse momento, "o espírito do Senhor se retirou de Saúl e o assombrava um espírito mau da parte do Senhor". Ele e Samuel separaram-se para só se encontrarem novamente numa das escolas dos profetas.

Davi foi mandado chamar, por ser um habilidoso tocador de harpa (1Samuel 16:16,18), para que tocasse perante Saúl, quando o espírito maligno o perturbasse e foi, assim, apresentado na corte de Saúl. Davi tornou-se no favorito do rei. Mais tarde, Davi voltou para casa do seu pai e para a sua ocupação habitual como pastor, durante, talvez, cerca de três anos. Os filisteus mais uma vez invadiram a terra e reuniram o seu exército entre Socó e Azeca, em Efes-Damim, na vertente sul do Vale de Elá. Saúl e o povo de Israel saíram ao encontro deles e acamparam na vertente norte do mesmo vale, que agora se encontrava entre os dois exércitos. Foi aqui que Davi matou Golias de Gate, o campeão dos filisteus (1Samuel 17:4-54), um empreendimento que levou à fuga e derrota total do exército filisteu. Saúl admitiu Davi permanentemente ao seu serviço (1Samuel 18:2), embora se tornasse ciumento por causa dele (vers. 1Samuel 18:9) e em muitas ocasiões mostrasse a sua inimizade para com ele (<<1Samuel 18:10,11), inimizade essa que Saúl levou ao extremo de tentar, em vão, matar Davi em várias ocasiões.

Algum tempo depois, os filisteus reuniram-se na planície de Esdraelon e acamparam em Sunem; e Saúl reuniu todo o Israel e "acamparam-se em Gilboa" (1Samuel 28:3-14). Sendo incapaz de saber qual era a vontade de Deus, Saúl, acompanhado por dois dos seus homens, dirigiu-se à "pitonisa de Endor", a cerca de 11 ou 12 Kms de distância. Aqui, ele deixou-se dominar pela aterradora comunicação que lhe é misteriosamente transmitida por Samuel (1Samuel 16 a 19), que lhe terá aparecido. "E imediatamente Saúl caiu estendido por terra e grandemente temeu por causa daquelas palavras de Samuel" (1Samuel 28:20). O exército filisteu pelejou "contra Israel; e os homens de Israel fugiram de diante dos filisteus e caíram atravessados na montanha de Gilboa " (1Samuel 31:1). Desesperado por causa da desgraça que sobreviera ao seu exército, "Saúl tomou a espada e se lançou sobre ela". Os filisteus, no dia seguinte, "acharam a Saúl e a seus três filhos estirados na montanha de Gilboa". Tendo-lhe cortado a cabeça, enviaram-na, juntamente com as suas armas, pela terra dos filisteus e puseram as suas armas no templo de Dagom, em Asdode. Suspenderam o seu corpo sem cabeça, juntamente com o de Jónatas, no muro de Bete-Sã. Os homens de Jabes-Gileade retiraram depois os corpos do muro, queimaram-nos e sepultaram os ossos sob o arvoredo de Jabes. Os restos mortais foram, contudo, depois transferidos para o sepulcro da família em Zelá (2Samuel 21:13,14).

Tomando atitudes em favor dos sonhos que Deus nos deu   (Gênesis 37)

A maioria das pessoas tem sonhos que nunca realizaram porque permitiram rachaduras em seu caráter ou renunciaram a esses sonhos antes mesmo de conquistá-los. E a vida de José nos serve de exemplo para superarmos dia a dia as lutas e seguirmos adiante nos concentrando em nossos sonhos, ou nos sonhos que Deus nos deu. Deus tem te dado sonhos? Se Deus tem te dado sonhos é porque Ele quer que você se empenhe em alcançá-los. O Senhor deu a José um sonho, onde revelou o curso que tomaria sua vida e os grandes desígnios que tinha para ele. Mas José compartilhou o sonho com seus irmãos (era jovem e inexperiente). Estes o trataram mal, por ser o preferido do pai; eles pensaram que José usaria esse privilégio para dominar sobre eles, por isso o rejeitaram (Gênesis. 37.5). Mais adiante, Deus deu a José outro sonho, e ele novamente contou a seus irmãos (verso.8-9). Seus irmãos manifestaram desgosto por isso e o próprio pai repreendeu a José; pareciam sonhos impossíveis, mas Jacó considerava essas coisas no coração. Mas José teve que enfrentar situações dificílimas, por causa dos seus sonhos e, nós podemos aprender na história de José quais atitudes devemos tomar para alcançar nossos sonhos. Atitudes que José, mesmo tão jovem, tomou e por isso conquistou os sonhos de Deus para ele.


Observe a vida de Davi - (1 Samuel 17:49.50) quando ele se dispôs a enfrentar o gigante Golias, o rei Saul lhe ofereceu a sua armadura, que foi posta sobre Davi, mas ele se quer conseguia andar com ela. Havia uma outra ferramenta, outra semente: (a funda). Algo muito simples, menosprezado pelos soldados, no entanto, era a semente de Deus havia colocado nas mãos de Davi para criar para a vida dele um futuro diferente.


Deus sempre deixa uma semente capaz de mudar o destino da sua vida, da minha em nossas mãos, Descubra qual foi a semente que Deus te deu. Ela e a ferramenta que Deus te entregou e que vai mudar o futuro da sua vida.

Vamos, sonhar os nossos sonhos junto com Deus, " Se para cumprir o próposito de Deus, você precisar de algo para sua vida, e ter seu sonho realizado, ele lhe dará".

"Que Deus possa abençoar ricamente sua vida enquanto navega por essas páginas.



Meu propósito é fazer com que você conheça mais de perto esse Jesus que é capaz de transformar vidas.



E para você que já o conhece quero lhe proporcionar a oportunidade de estar mais



intimamente com Ele". ( João Marcos Alves ).

A Paz de Cristo seja com todos vós.

Se desejar ouvir o video e o louvor do blog, atrapalhar vai até o final da página do blog e de uma pausa no louvor de abertura do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário