domingo, 4 de março de 2012

Vinho novo em Odres novos.



Odre é como se chama um antigo recipiente feito de pele de animal, geralmente de cabra, usado para o transporte de líquidos.


Ganha especial expressão cultural pelo uso dado no Novo Testamento, na Parábola Vinho Novo em Odres Velhos de Jesus Cristo em que não se coloca vinho novo em odres velhos:


"Nem se deita vinho novo em odres velhos; aliás rompem-se os odres, e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se; mas deita-se vinho novo em odres novos, e assim ambos se conservam" ( Mateus 9:17 ).


O vinho novo equivale a mensagem do evangelho, que Paulo demonstrou ser loucura par aos que perecem, mas para os que crêem, poder de Deus. O vinho novo não coaduna com as obras da lei, visto que o vinho novo é escândalo para os que vivem segundo a lei "Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos" ( 1Coríntios 1:23 ).  


"Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão"
( Lucas 5:38 ).


Assim é o homem quando aceita a Cristo como seu único Salvador da sua alma, ele tem que morrer para o mundo e nascer um novo homem em Cristo Jesus.


Morrer para o mundo é viver uma nova vida em Cristo, é renunciar as coisas velhas de sua vida,  e viver algo novo que Deus tem preparado e que nunca viveu enquanto esteve no mundo.


"E HAVIA entre os fariseus um homem, chamado ( Nicodemos ), príncipe dos judeus" ( João 3:1 ):
Jesus anunciou a necessidade do novo nascimento a um dos melhores representante da moral e do comportamento humano, tornando sem valor as qualidades e méritos de Nicodemos para salvação.


( Nicodemos ) estava em condição social melhor que as outras pessoas.


Era judeu e descendente de Abraão, o que lhe dava a confiança de se considerar melhor que os homens de outros povos;
Era partidário do farisaísmo, uma das seitas mais severa do judaísmo, o que lhe concedia a condição de religioso exemplar;
Como mestre, Nicodemos era exemplo para o povo;
Exercia o cargo de juiz, e, portanto, precisava ter uma conduta ilibada em sociedade;
Nicodemos possuía um nome entre os seus.


Jesus anunciou a necessidade do novo nascimento a um dos melhores representante da moral e do comportamento humano, tornando sem valor as qualidades e méritos de Nicodemos para salvação.
Quando Jesus disse a Nicodemos que é preciso nascer de novo (da água e do Espírito), ele fez referência à Regeneração.


Se o homem torna-se pecador por ter nascido de Adão, através do novo nascimento, o homem é declarado justo e santo por intermédio de Cristo por ter sido criado de novo uma nova criatura, segundo Cristo, o último Adão ( 1Coríntios 15:45 e 47).


Desta forma, verifica-se que o vinho novo, ou o símbolo da nova aliança (evangelho) somente é comportado por um odre novo (nova criatura). Não há como o odre novo (nova criatura) armazenar o vinho velho (antiga aliança), visto que, ambos não se conservam.


O evangelho de Cristo não aceita remendo, pois de outra maneira deixará de ser evangelho. A lei (roupa velha) também não aceita remendos de uma roupa nova, ou seja, a mensagem do evangelho não se une às obras da lei ( Lucas 5:37). 


Deus nos compara como um vinho novo,  a mensagem do evangelho de Cristo em nossas vidas. E o novo no vinho se coloca num odres novo, porque se colocar num odres velhos, o vinho se estragam.
Quando aceitamos Cristo, nascemos para uma nova vida com Cristo Jesus e tudo se faz novo e as coisas velhas ficam para trás. Meu amado o melhor de Deus está por vir para sua vida Creia.



"Que Deus possa abençoar ricamente sua vida enquanto navega por essas páginas.

Meu propósito é fazer com que você conheça mais de perto esse Jesus que é capaz de transformar vidas.

E para você que já o conhece quero lhe proporcionar a oportunidade de estar mais intimamente com Ele". ( 
João Marcos Alves ).

A Paz de Cristo seja com todos vós.

Se desejar ouvir o video e o louvor do blog, atrapalhar vai até o final da página do blog e de uma pausa no louvor de abertura do blog.





Nenhum comentário:

Postar um comentário