sábado, 26 de maio de 2012

A parábola do filho pródigo



(Lucas 15: 11 ao 32)

11 - E disse: Um certo homem tinha dois filhos.
12 - E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte da fazenda que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
13 - E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua e ali desperdiçou a sua fazenda, vivendo dissolutamente.
14 - E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
15 - E foi e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos a apascentar porcos.
16 - E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
17 -  E, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
18 - Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti.
19 - Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores.
20 -  E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou.
21 -  E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti e já não sou digno de ser chamado teu filho.
22 -  Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão e sandálias nos pés,
23 -  e trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos e alegremo-nos,
24 - porque este meu filho estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado. E começaram a alegrar-se.
25 -  E o seu filho mais velho estava no campo; e, quando veio e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
26 - E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
27 - E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 28 -  Mas ele se indignou e não queria entrar. E, saindo o pai, instava com ele.
29 - Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos.
30 - Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou a tua fazenda com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
31 -  E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas.
32 - Mas era justo alegrarmo-nos e regozijarmo-nos, porque este teu irmão estava morto e reviveu; tinha-se perdido e foi achado.

Quantas pessoas estão passando por problema semelhante? O pai da parábola, representa Deus. Muitos, por não conhecê-lo, julgam-no distante, impiedoso e egoísta. Incapaz de compreender sentimentos, de amar os injustos pecadores. Optam por viver afastados, recebendo apenas "a parte que lhe cabe na herança" (a vida com suas mazelas).

Jesus É o bom Pastor que deu sua vida pelas ovelhas, seu sacrifício na cruz, redime o homem de todo pecado, conduzindo-o a salvação. A Igreja é representante de Deus, necessita ter o fogo do Espírito Santo, a candeia acesa para ir em busca dos perdidos. Deus está sempre esperando os filhos retornarem para casa, Ele sempre os recebe com alegria e amor. Houve festa no céu na parábola da Ovelha , na parábola da dracma, festa na casa do filho pródigo.

Então: Sendo a igreja a mãe, a mesma que buscou a dracma, ela está presente na parábola do filho pródigo. Ela é a casa do filho pródigo. Uma casa que manteve a candeia acesa por todo o tempo em que o filho esteve distante. àquele pai, deve ter orado pela volta do filho, derramado lágrimas em suas petições a Deus. É assim que agem os cristãos cheios do Espírito Santo.


(Em Romanos - 8: 20) diz:

20 - Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou.

Vaidade que o mundo oferece, e que entram nas vidas pessoas e assim vão destruindo lares e familias, onde o príncipio de todas a coisas tem que ser Deus em nossas vidas, em nosso caminhar,  amar a Deus acima de todas coisas, ter Deus na condução de cada passo de nossas vidas.


Eu vou deixar, um video dum louvor lindo, onde fala da volta para casa do Pai, veja e sejam todos abençoados e que o Espirito Santo fala melhor em cada coração.

Se desejar ouvir o video e o louvor do blog, atrapalhar vai até o final da página do blog e de uma pausa no louvor de abertura do blog.


"Que Deus possa abençoar ricamente sua vida enquanto navega por essas páginas.


Meu propósito é fazer com que você conheça mais de perto esse Jesus que é capaz de transformar vidas.


E para você que já o conhece quero lhe proporcionar a oportunidade de estar mais intimamente com Ele". ( João Marcos Alves ).


A Paz de Cristo seja com todos vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário