domingo, 16 de dezembro de 2012

O orgulho nos afasta de Deus.



É por causa do orgulho que, muitas vezes, nos afastamos de Deus e deixamos de fazer o bem ao próximo. A soberba é o pior dos pecados, pois dá origem ao orgulho, à prepotência, entre outros.

O orgulho nos afasta de Deus, pois nos faz nos sentirmos bons e justos. Contudo, não podemos confundir orgulho com a satisfação que sentimos de fazer algo bem feito, como passar 
num vestibular ou conseguir um emprego melhor.

O orgulho é o princípio de todo mal. Achar que não precisamos de Deus, e vivermos independentes d’Ele, nos atrapalha muito nos nossos relacionamentos, segundo a missionária. "Quantas vezes que você não perdoa ou não aceita o outro como é, ou ainda, não dá o braço a torcer por causa do orgulho?", nos ajuda a refletir a consagrada.

Ela menciona um trecho da Sagrada Escritura, livro de Eclesiástico 10, 14 e 17 que fala que o princípio da soberba do homem o faz afastar-se de Deus e que o orgulho é odioso diante de Deus e do próximo. "14. Princípio da soberba do homem é afastar-se de Deus: daquele que o fez, o seu coração se aparta. 15. Pois o princípio de todo pecado é a soberba: quem a tiver, fará ferver a maldição * { e ela, no fim, o destruirá. } 16. Por isso, Deus tornou espantosas as pragas dos maus e os destruiu até exterminá-los. 17. Os tronos dos chefes soberbos, Deus os destruiu e fez os não-violentos sentarem-se em lugar deles".

A missionária enfatiza que o caminho para a libertação do pecado é o sacramento da confissão, e que também podemos nos colocar diante de Deus, contritos, e dar o primeiro passo antes da confissão, reconhecendo que somos pecadores e que precisamos do Senhor.

Nesse momento Salete conduz uma oração: "Vem, Espírito Santo de Deus, derramando a Sua graça. Vem, Espírito Santo, libertar o nosso coração de toda a escravidão do orgulho. Vem derramando o dom da humildade, para reconhecermos que somos pecadores, que precisamos de Deus. Vem, Espírito Santo, nos livrar de todo fechamento traduzido pelo orgulho, pela dificuldade de perdoar e de aceitar o outro como é. Vem, Espírito Santo, nos dar a graça de sermos humildes, de nos reconhecermos pequenos e necessitados da graça de Deus. 

Vem, Espírito Santo, dá-nos o dom da humildade para reconhecermos que precisamos do Senhor, que não vivemos sem Ele. Dá-nos a graça de não vivermos afastados de Deus, de termos a humildade de viver na dependência do Senhor. Vem, Espírito Santo, aquecer o nosso coração com o amor divino e um coração novo e liberto de toda opressão do inimigo, trazida pelo orgulho. Vem, Espírito Santo, nos dar a graça de um coração dócil e manso. Amém".

" Esse local é para compartilhar o que Deus tem ministrado em meu coração! "

"Que Deus possa abençoar ricamente sua vida enquanto navega por essas páginas.

Meu propósito é fazer com que você conheça mais de perto esse Jesus que é capaz de transformar vidas.

E para você que já o conhece quero lhe proporcionar a oportunidade de estar mais intimamente com Ele". 

"Até onde posso, vou deixando o melhor de mim ... Se alguém não viu, foi porque não me sentiu com o coração." E tudo que sou vem de Deus.

A Paz de Cristo seja com todos vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário